Desde o início oficial da turnê Power Up, em maio de 2024, circulam vídeos online com comentários divididos a respeito da performance do AC/DC. Tem quem avalie certa perda de poder de fogo por parte da banda — que, cabe destacar, está na ativa desde 1973 e traz um vocalista, Brian Johnson, com 78 anos de idade e problemas de perda auditiva contornados. A situação ganhou um novo capítulo no início deste ano. Embora o grupo não tenha realizado qualquer apresentação em 2026 até o momento, perfis no X/Twitter compartilharam e repercutiram uma filmagem, provavelmente registrada durante uma das performances em 2025.
No vídeo, que já acumula mais de 4 milhões de visualizações e 100 mil curtidas, o grupo — hoje completo por Angus Young (guitarra), Stevie Young (guitarra), Chris Chaney (baixo) e Matt Laug (bateria) — toca a clássica "Highway to Hell" diante de uma multidão. Percebe-se, em especial, o natural desgaste vocal de Johnson.
Como esperado, há tanto comentários em apoio a Brian quanto manifestações sugerindo que o artista e o grupo se aposentem. Acompanhe um pouco da repercussão a seguir:
O homem está levando suas cordas vocais ao limite desde 1980. Você não critica o barulho do motor de carro esportivo que ainda ganha corridas — você apenas respeita a quilometragem."
"Adoro que bandas como Judas Priest, Scorpions, Def Leppard, Mötley Crüe e Iron Maiden ainda estejam em turnê para os fãs. Não é pelo dinheiro. Mas o crucial é saber quando se chegou ao fim da carreira. [...] Rapazes... nós amamos vocês, mas é hora de encarar a realidade: chegou a hora de largar o microfone ou a guitarra."
"Ele tem 78 anos. Ele fez uma cirurgia na garganta e acho que nunca se recuperou completamente. E ele sofre de perda auditiva. É claro que ele não é o mesmo de 46 anos atrás."
"Pude assisti-los no verão passado em Nashville. Ele começou bem, mas em alguns momentos do show ele estava segurando a garganta."
Independentemente disso, muitos fãs do Brasil já estão na expectativa para assistir ao AC/DC. Com The Pretty Reckless na abertura, a banda australiana virá ao país, pela primeira vez desde 2009, para uma sequência de três shows.
As apresentações ocorrem nos dias 24 e 28 de fevereiro 4 de março. Todas elas estão agendadas para o estádio MorumBIS, em São Paulo — e têm ingressos esgotados.
