Os fãs dos Rolling Stones receberam uma notícia bastante decepcionante no início desta semana, quando vazou a informação de que datas provisórias para uma turnê europeia em 2026 haviam sido canceladas. "É difícil para os fãs", disse um porta-voz não identificado ao The Sun, "mas os Stones vão voltar ao palco quando estiverem prontos".
Nenhum plano formal de turnê para 2026 havia sido anunciado, mas a excursão estava em preparação havia bastante tempo. O site de fãs IORR informou que um show em 25 de maio no Estádio Olímpico de Berlim estava previsto, junto com paradas em Lisboa, Roterdã e Munique. Fãs empolgados já começavam a pensar em arranjos de viagem quando o fundador do IORR, Bjornulf Vik, deu a má notícia. "Não há drama, nem questões graves relatadas", escreveu ele. "É apenas que eles não estavam prontos para se comprometer com mais de três meses de ensaios e turnê no próximo verão europeu".
Vários veículos de imprensa relataram que Keith Richards tomou a decisão final de cancelar a turnê. Não há indicação de que ele esteja lidando com qualquer problema de saúde, e ele parecia bastante disposto no mês passado quando apareceu em uma edição do Soho Sessions, em Nova York, para tocar com Mavis Staples e Norah Jones, mas, segundo relatos, ele simplesmente não está com vontade de sair em turnê por razões que ainda não articulou publicamente.
A notícia foi especialmente devastadora porque uma situação quase idêntica aconteceu no início deste ano, quando os Rolling Stones cancelaram uma turnê europeia em estádios em 2025 apenas alguns dias antes de ela ser anunciada. Àquela altura, um itinerário detalhado já havia vazado.
Isso não significa, no entanto, que a maior banda de rock do mundo tenha encerrado as atividades. Significa apenas que entramos em uma nova era em que o futuro deles é incerto. Aqui estão alguns cenários que podemos imaginar, segundo Rolling Stone — mas lembre-se: "You can't always get what you want".
