...

...

Polêmica! Ator diz que cantor sertanejo não é artista de verdade e é "fascista"

Publicada em: 10/10/2025 12:54 -

Uma recente declaração do ator Pedro Cardoso – veja o vídeo no final do conteúdo, afirmando que a música sertaneja é a “expressão do fascismo brasileiro”, acendeu um forte debate em todo o país. Segundo ele, cantores do gênero não seriam “artistas de verdade”, e a preferência da “esmagadora maioria do país” por esse estilo musical seria um sintoma de autoritarismo. 

A fala, no entanto, não é um caso isolado. Ela reflete uma crescente onda de ataques e desinformação que mira não apenas um gênero musical, mas todo o universo cultural e econômico ligado ao campo: o agronegócio. Em um vídeo que circula nas redes, os comentaristas Caio Coppola e Camila Telles compilaram dados que respondem a essas e outras críticas, expondo o que chamam de “narrativas falsas”.

A música sertaneja, como lembram os apresentadores, domina o cenário nacional, com 7 das 10 músicas mais ouvidas da década no Brasil. Associá-la a uma ideologia extremista é, na prática, ofender a cultura de milhões de brasileiros que vivem e trabalham no campo.

As críticas, porém, não se limitam ao campo cultural. Figuras políticas de alto escalão também têm adotado um discurso hostil. O presidente Lula já declarou que “o agronegócio é fascista e direitista”, enquanto a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, popularizou o termo pejorativo “ogronegócio” para se referir à produção rural.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...